Câmara de Vitória homenageia os 40 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo em Sessão Solene

A Câmara de Vitória, por meio do vereador Leonil (PPS), realizou nesta terça-feira (01/10), uma Sessão Solene em homenagem aos 40 anos do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES). Criado em 1979, teve como primeiro presidente o decano jornalista Rogério Medeiros, em cuja gestão foi realizada o primeiro acordo de trabalho entre as empresas de comunicação e a categoria, que resultou no piso salarial de cinco salários mínimos e jornada de trabalho de cinco horas. O Espírito Santo foi o primeiro Estado do País a conquistar esta vitória.

 

"O objetivo desta solenidade é comemorar esse marco dos profissionais de comunicação capixaba, e exaltar a importância desta categoria, por meio da trajetória de jornalistas e profissionais da Comunicação que marcaram a história da profissão em nosso Estado", ressaltou o vereador Leonil. "Vivemos um momento em que novos desafios aparecem a cada momento. Por isso é importante fortalecer o papel desta categoria para que sociedade receba informações de qualidade e com credibilidade. Por esta razão é uma honra recebê-los hoje, em nome de todos os vereadores da cidade de Vitória", saudou Leonil.

 

A Mesa de Honra da Sessão Solene foi composta por pelos ex-presidentes do Sindjornalistas, Tinôco dos Anjos (1982/1985), Dílson Ruas (1988/1991); Suzana Tatagiba (1991/1994, 2003/2006 e 2006/2009); Fabiano Mazzini (1994/1997); Marília Poletti (2012/2015); Dilson Ruas e Fabiano Mazzini e o atual presidente, Douglas Dantas (2017), e também a escritora, professora e cronista Bernadete Lyra, que fez o primeiro pronunciamento da solenidade. Ex-professora do curso de Comunicação Social da Ufes, Bernadete Lyra, aproveitou a oportunidade para saudar muitos ex-alunos presentes entre os homenageados, e afirmar a importância da assessoria de imprensa. "Acho um absurdo que escritores e outras categorias não tenham uma assessor de imprensa. Eu tenho a minha, que está aqui comigo hoje", afirmou, arrancando aplausos. Em seguida, a profesora aposentada, leu uma de suas crônicas sagazes, já públicada em um jornal impresso local, onde, com seu inconfundível estilo, promoveu uma reflexão divertida e crítica sobre o exercício do jornalismo, arrancando aplausos do público.

 

Direitos trabalhistas - Em seguida, a jornalista Suzana Tatagiba, que presidiu o Sindijornalistas em quatro mandatos e continua, mesmo aposentada, atuando da diretoria do sindicato. Ela traçou bra longa história da luta dos profissionais de comunicação até a obtenção da carta sindical, em 1979. "Os sindicato dos jornalistas sempre teve uma forte atuação na história do País, como na redemocratização do Brasil, na luta contínua permanente pela liberdade de expressão, liberdade de imprensa e pelo fim de todo tipo de censura. Além disso, sempre foi um intransigente defensor dos direitos dos jornalistas, na busca incansável por dignidade profissional, permeada sempre pela conduta ética da categoria", afirmou. "Tenho muita honra de fazer parte desta história".

 

O último a discursar foi o atual presidente do Sindijornalistas, Douglas Dantas. "Quero muito agradecer a Câmara de Vitória por esta oportunidade de comemorar os 40 anos de nossa entidade e a todos os profissionais que ocuparam a presidência do nosso sindicato, e aos profissionais homenageados hoje por sua contribuição para o exercício de nossa função", destacou. Apesar das dificuldades, Dantas relatou que o Sindijornalistas tem conseguido manter, em nosso Estado, conquistas que em outras partes do País já foram perdidas. "Diferentemente de outras entidades, que estão fechando suas portas, nós conseguimos comprar uma sede e estamos construindo um espaço para que os jornalistas possam desfrutar", avaliou. "Agora precisamos nos fortalecer contra os ataques ao Estado Democrático e de Direito, sem o qual o jornalismo não pode existir", finalizou. Veja a íntegra da solenidade aqui.

 

Lista de homenageados da Sessão Solene alusiva aos 40 anos do Sindijornalistas:
 

Alessandra Bruno

Alex Pandini

Alexandre Álvares

André Falcão

Andrea Lopes

Any Cometti

Antônio Moreira

Arleson Schneider Godoi

Bernadete Lyra

Carol Veiga

Diony Silva

Dilson Ruas

Douglas Dantas

Edgar Rebouças

Edivaldo Euzébio dos Anjos (Tinôco)

Eduardo (Edu) Henning

Eliana Corina Rioja Garritti

Eustaquio Palhares

Fabiano Mazzini

Geraldo Nascimento

Gerson Camata (in memorian)

Gisélle de Paiva

Ilda Castro

Jorge Félix

José Roberto Santos Neves

Karen Vieira Pereira

Leonardo de Almeida Quarto

Luana da Silva Amorim

Luciana Pimentel Soares

Luciano José Lopes

Mágda Carvalho

Marília Poletti

Marilia Targueta

Marlla Bermudes

Mônica de Freitas Camila

Nelsa Amaral

Patrícia Campos Scalzer

Raquel Salaroli de Araujo Lugão

Rafael Moura de Sá

Ricardo Vervloet Medeiros

Rodrigo Gavini Coutinho

Rogério Medeiros

Sérvulo Bernardo Corrêa Coutinho

Suzana Tatagiba

Sérgio Egito (in memorian)

Tiago Alencar Oliveira

Victor Gentilli

Vitor Jubini Venturin

Zanete Dadalto

Zelita Viana


 

Texto: Mágda Carvalho
Fotos: Assessoria do vereador Leonil


#pracegover
Departamento de Comunicação:
Diretora: Nadine Alves
Jornalistas: Mágda Carvalho e Fátima Pittella
Fotógrafo: Rhuan Alvarenga e Mariana Duarte
(27) 3334-4650
cmv.dec@gmail.com
www.cmv.es.gov.br/
www.facebook.com/camaradevitoria
https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria
https://www.twitter.com


 

Data de Publicação: quarta-feira, 02 de outubro de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria