Prestação de Contas do 1º quadrimestre da Secretaria de Saúde Municipal

A secretária responsável pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Cátia Cristina Vieira Lisboa, realizou na manhã desta sexta-feira (09/08), na Câmara Municipal de Vitória (CMV), a Prestação de Contas do 1º Quadrimestre de 2019. Para compor a mesa, os vereadores Dalto Neves (PTB), Davi Esmael (PSB), e a secretária Cátia. 

A secretária deu início apresentando a receita referente ao 1º quadrimestre, no valor de R$157.542.202,93. A rede conta com um total de 3.123 servidores ativos. Foram realizadas 994.780 consultas médicas. Em procedimentos com finalidades de diagnóstico somam um total de 826.080 atendimentos.  

Nos indicadores, a Semus aponta que na Assistência Farmacêutica o índice de abastecimento do almoxarifado de medicamentos atingiu 96,82%. “Um número muito expressivo que demonstra o trabalho e dedicação”, destacou a secretária. Os números da cobertura vacinal apontam 93,28% para Poliomielite e 103,04% para a Tríplice Viral D1. 

Assista a Prestação de Contas aqui.

O vereador Dalto Neves (PTB) questionou sobre a construção da Unidade de Saúde no Bairro Santo Antônio. 

“Sobre a Unidade de Saúde estamos trabalho com boas perspectivas. Iniciamos o processo de desapropriação do terreno para que futuramente construa-se a unidade e prossiga todos os trâmites para dar início”, respondeu a secretária.
 

Concurso Público na área da Saúde
Em resposta ao questionamento do vereador Leonil (PPS) e Davi Esmael sobre o concurso público, a secretária disse que a produção do edital já está na fase final de elaboração. “As vagas ofertadas serão desde o ensino médio ao nível superior. Com a oferta de 164 vagas, contemplando por exemplo, Agentes Comunitários, e Agentes do Combate de Endemias”, pontuou. De acordo com a secretária, a previsão do lançamento do edital do concurso está previsto para o final deste mês de agosto. 

Ainda sobre o concurso, o vereador Wanderson Marinho (PPS) refletiu sobre a questão do atendimento pediátrico nas unidades de saúde. Segundo a secretária, o concurso contemplará a oferta de médicos pediatricas. 

Atendimentos e serviços nas Unidades Básicas de Saúde 
A vereadora Neuzinha de Oliveira perguntou sobre a parceria que a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV) mantém com a Apae. De acordo com a vereadora é preciso ampliar o atendimento para melhor atender a população. "A oferta da Apae é de 3.500 consultas mensais. É feito uma triagem pela equipe e o paciente é inserido no acompanhamento" disse Cátia.  

Em relação ao atendimento das comunidades de Itararé e Consolação, conforme indagou o vereador Luiz Paulo Amorim (PV), os moradores têm encontrado dificuldade na hora do atendimento, já que a unidade precsia atender ambos os bairros. "Vamos reoorganizar, com um diálogo bem estreito com a população, para estabelecer as especialidades que a Unidade atenderá a cada região. 

Sobre o abastecimento das fraldas geriátricas, na comunidade de São Cristovão - Tabuazeiro,  conforme destacado pelo vereador Sandro Parrini (PDT), a secretária ressaltou "Estamos em um amplo diálogo com o Governo. Existe um questionamento sobre esse insulmo, já que a Lei Federal 141 não entende que o abastecimento de fraldas geriatrica é um insulmo de saúde. Nós trabalhamos a compra das fraldas a partir de um mandado judicial", explicou Cátia.

Os vereadores presentes destacaram o bom trabalho desempenhado pela Secretária, reconhecendo que a pasta de saúde é bem sensível e precisa constantemente de melhorias. "Não fazemos o sistema de saúde funcionar sozinho. É a ajuda de uma boa equipe e da contribuição dos parlamentares que sempre sugerem boas ideias", finalizou a secretária. 

Estiveram presentes também os vereadores Cleber Felix (PP),
 Leonil(PPS), Luiz Paulo Amorim (PV),  Neuzinha de Oliveira (PSDB), Sandro Parrini (PDT), Vinicius Simões (Cidadania), Wanderson Marinho (PPS).

Texto: Nadine Alves
Fotos: Rhuan Alvarenga 


#pracegover
Departamento de Comunicação:
Diretora: Nadine Alves
Jornalistas: Mágda Carvalho e Fátima Pittella
Fotógrafo: Rhuan Alvarenga e Mariana Duarte
(27) 3334-4650
cmv.dec@gmail.com
www.cmv.es.gov.br/
www.facebook.com/camaradevitoria
https://www.instagram.com/camaramunicipaldevitoria
https://www.twitter.com

 

Data de Publicação: sexta-feira, 09 de agosto de 2019

ACOMPANHE A CÂMARA

Endereço:
Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, n° 1788
Bento Ferreira - Vitória/ES - CEP: 29050-940


Telefone: (27) 3334-4500
E-mail: cmv.dec@gmail.com

Atendimento ao Público:
De segunda a sexta, das 08h00 às 18h00

Dia e horário das Sessões Plenárias:
Terças, quartas e quintas-feiras,
a partir das 16h00

Copyright © Câmara Municipal de Vitória. Todos os direitos reservados.
Ágape Consultoria